sábado, 13 de junho de 2009

PREGAÇÃO-MOVIMENTO X INSTITUIÇÃO


QUE QUER DIZER ISTO? (ATOS 2,12)
MOVIMENTO X INSTITUIÇÃO


Partamos da perspectiva, de uma análise mais profunda entre ¨MOVIMENTO x INSTITUIÇÃO¨, dentro do fato ocorrido em ¨Pentecostes¨,diante da própria promessa de Jesus.
ATOS 1,8 - ¨Mas recebereis uma força, a força do Espírito Santo que virá sobre vós e sereis então minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, até as extremidades da terra¨
Após a morte de Jesus, antes de terem passado pela experiência da ¨Ressurreição¨, ou seja, de terem visto Jesus Rssuscitado, os seguidores de Jesus estavam muito tristes, como que sem saber o que fazer. O seu Mestre havia partido e agora como seria , sem a presença daquele que fazia arder os seus corações?
Os seus seguidores estavam passando por um momento ao qual, como naquele tempo, a humanidade inteira por hoje passa, ou seja, um momento de crise, que segundo a lógica da natureza é uma resposta às situações longe do equilíbrio, caóticas, e , por isso, em estado de instabilidade e de crise.
Eles aguardavam o cumprimento da promessa, mas a crise se instalava em seus corações, pois não sabiam ao certo o que aconteceria.
Após terem passado pela experiência da aparição do Cristo Ressuscitado , se sentiram fortalecidos e esperançosos. O fogo interior voltava à arder em seus corações, mas após a Ascensão de Jesus Cristo, como a própria palavra nos diz, eles tiveram que se adaptar às mudanças exigidas pelo próprio momento: Atos 1,11 - ¨Homens da Galiléia, porque ficais aí a olhar para o céu? .Este Jesus, que vos foi arrebatado para o céu, há de vir do mesmo modo como o viste partir¨, ou seja tiveram que descruzar os braços numa atitude de responsabilidade , e mais uma vez tiveram de obedecer o mandado do Senhor.
Permaneceram juntos em Jerusalém , em oração, e foram agraciados pelo cumprimento da Palavra do Senhor, ou seja, o ¨Pentecostes¨- o revestimento de ¨Poder¨, o derramamento do Espírito Santo.
E à partir daí, como já sabemos, é que se dá a Igreja (Corpo Místico de Cristo) e mais para a frente à Igreja Institucionalizada.
Nas primeiras comunidades, primeiramente, as Igrejas eram núcleos familiares, onde as reuniões eram em casas e Ceia do Senhor era celebrada pelo chefe da casa. A Igreja era conhecida como ¨Família de Deus¨.
Entende-se que, primeiramente, os seguidores de Jeus erigiram um movimento cristão.
Mas o que é movimento? -
Antes que existissem instituições ou sociedades, visões de mundo e religiões, existiram movimentos.
Eles dão origem à tudo o que existe de instituído e de consagrado no mundo.
Como surgem os movimentos?
Através de um estado de crise, como já foi mencionado acima.
E como de repente, irrompem pequenos grupos, carismáticos, portadores de uma nova visão, de um novo entusiasmo e de uma nova proposta salvadora.
Contextualizando: Atos 2,2 - ¨De repente, veio do céu em ruído como de um violento vendaval que encheu toda a casa onde eles estavam:então lhes apareceu algo como línguas de fogo, que se repartiram e pousou sobre cada um deles e todos ficaram repletos do Espírio Santo¨.
E com este acontecimento comprova-se o surgimento do ¨movimento dos seguidores de Jesus¨, e assim, passaram a viver o que os socialistas chamam de ¨estado nascente¨.
Com este estado, se fez nascer, energias poderosas e decisões que refundaram a sociedade e redirecionaram a história.
O grupo era portador de uma nova paixão e mensagem , que se baseava na figura de Jesus.
Atos 2,12 - ¨Que quer dizer isto?...Eles estão embriagados de vinho doce¨.
Viviam uma experiência de grande entusiasmo, uma verdadeira conversão de vida e mudança de comportamento, diverso daquele do cotidiano.

A participação vinha de baixo, todos se sentiam envolvidos, discutiam, eram ouvidos e o consenso emergia espontâneamente.Havia grande generosidade dentro dos grupos, possuiam um mínimo de organização, tando mais pontos de valores que preceitos e leis a serem seguidos por todos, possuindo um aspecto libertário e revolucionário .
Atos 2, 42- Eles eram assíduos ao ensinamento dos apóstolos e a comunhão fraterna, a fração do pão e as orações¨.
Mas, com o passar do tempo, esse movimento virou ÏNSTITUIÇÃO, sendo que ambos se completam.
Mas, a repetição, a rotina, a burocracia, a norma , a hierarquia de poderes, ocasionados pelo triunfo e imposição de poderes, se apoderou daquilo que foi chamado de ¨Igreja Institucionalizada¨, por parte de pessoas que queriam o domínio para si.
Com a institucionalização da Igreja, a mesma, ganhou perpetuidade histórica, mas esvaziou-se porque sacrificou o fogo interior e a grande irradiação de seus primórdios.
Precisamos como cristãos desta sociedade contemporânea, onde o tecniscismo e o materialismo se irrompem, voltar aos primórdios, nos tornando um ¨MOVIMENTO¨,que gere mudanças necessárias ao mundo contemporâneo e uma ¨INSTITUIÇÃO¨ que prevaleça a permanência, como IGREJA, mas não devido ao domínio, mas sim a experiência da verdade vivenciada com o Cristo Ressuscitado.

Um MOVIMENTO que represente a explosão do novo e uma INSTITUIÇÃO como domesticação dentro da repetição e de uma sequência serial, acreditando na promessa dada de Jesus à sua Igreja: ¨Tudo o que ligardes na terra será ligado nos céus e tudo o que desligardes na terra será desligado nos céus...¨.
Não podemos nem devemos cair ao extremo de nenhum dos pólos, mas sim, deixar ascender em nós a paixão pela causa de Cristo e unidos a Igreja Instituição nos tornamos novamente a Igreja Movimento, para colocarmos o mundo em movimento de ascensão para Cristo, direcionando a humanidade para a maior experiência que um homem pode fazer : a com Cristo Cruscificado e Ressuscitado, sentado à direita de Deus Pai Todo-Poderoso.
É necessário e causa iminente , que permitamos que o fogo do Espírito, impregne os nossos corações e faça a obra que só ele pode fazer. Que é de fazer que esse fogo se alastre do movimento dos seguidores de Jesus à Instituição da Igreja ( Corpo Místico de Cristo). Enfim, Igreja peregrina.
Fazendo-nos cooperadores responsáveis , continuantes da obra do FOGO, ou seja, o fogo do amor recebido através de Cristo Ressuscitado refletido no Cristo Crucificado que hoje se transfigura na humanidade sofredora que gene e sofre como mulheres em dores de parto.
Assim: Eis a ordem do Senhor: Em MOVIMENTO Igreja INSTITUCIONALIZADA!
Transcender no Espírito e avançar em Humanidade!


Como Olga Prestes diz: Lutei e acreditei no que de melhor há no mundo: O HOMEM!
Aleluia!


Valéria
Pregadora – Missão IDE
São José dos Campos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário