sábado, 13 de junho de 2009

PREGAÇÃO-O FATO SURPREENDENTE


0 fato surpreendente

1 COR11,23-26
Irmãos: 23De fato ,o que Eu recebi do Senhor o que também vos transmiti: o Senhor Jesus, na noite em que ia ser entregue, tomou o pão e, dando graças, 24partiu-o e disse: “Isto é o meu Corpo, entregue por vós. Fazei isto em memória de Mim”. 25Do mesmo modo, no fim da ceia, tomou o cálice e disse: “Este cálice é a nova aliança no meu Sangue. Todas as vezes que o beberdes, fazei-o em memória de Mim”. 26Na verdade, todas as vezes que comerdes deste pão e beberdes deste cálice, anunciareis a morte do Senhor, até que Ele venha.
Irmãos, como o próprio significado da Palavra (Fato)- Aquilo que realmente existe , e é real, Paulo vai nos dizer do que era realmente real e realmente existia.
Não falava de qualquer coisa, de algo imaginável, fruto de suas ilusões ou ideologias.
Mas falava de algo que era ¨fato¨, comprovando a própria Palavra do Senhor que nos assegura que:Ele é o mesmo de ontem , de hoje e de sempre.
E ainda dizia mais : ¨Eis o que eu recebi do Senhor¨.
A Palavra (Receber) tem por significado- Aceitar, tomar (Aquilo que se dá diretamente).
Ser alcançado ou atingido por...
Paulo vai nos dizer nessa palavra, de algo que era real e principalmente, do que ele tinha aceitado, tomado para si como verdade absoluta, pois havia a recebido diretamente da fonte e para maior êxtase dos apaixonados pela Palavra de Deus, falava de algo que o tinha alcançado, atingido!Aleluia...
E por ter sido alcançado, atingido, daí a sua experiência pessoal com o Senhor em Atos 9, um encontro fulminante e apaixonante, o Encontro do Amor com o Amado, ele ainda nos diz: e vos transmiti.
Paulo não guardou a experiência somente para si.
O Amor transbordou o coração de Paulo.
Era algo tão grande que não cabia dentro dele.
E assim , era necessário (transmitir), cujo significado é- Mandar de uma pessoa para a outra, fazer passar de um possuidor ou detentor para outro, trnasferir, noticiar, relatar, propagar , difundir.
Sabia que não era e não poderia ser uma experiência somente dele, mas de Todos Aqueles que estavam longe ou perto...
Havia recebido de graça e de graça era preciso dar, Glória à Deus.
Mas , qual era o Fato que após ter recebido tinha de ser transmitido?
Que notícia importante era essa, que inquietava o coração do considerado pelos homens, como Perturbador e Perseguidor, o chamado Saulo e posteriormente Paulo de Tarso?
Vamos analisar
1 Cor 11, 23 a 24.
Irmãos: 23De fato ,o que Eu recebi do Senhor o que também vos transmiti: o Senhor Jesus, na noite em que ia ser entregue, tomou o pão e, dando graças, 24partiu-o e disse: “Isto é o meu Corpo, entregue por vós. Fazei isto em memória de Mim”.
A Notícia era:
1 Certeza: O Senhor Jesus...
Ah, amados, se nesta Quinta-feira Santa, tivermos esse Nome (Jesus), à incendiar os nossos corações, como um fogo abrasador à nos encerrar os ossos (experiência de Jeremias).
Ah, se tivermos à convicção de Paulo de que ELE é Senhor, portanto Onipotente, Onipresente e Onisciente, Rei e Centro de nossas vidas.
Aí teremos às nossas vidas transformadas.
A cerne da pregação de Paulo e a primeira certeza no seu coração ,era a do Senhorio de Jesus.
2 Certeza: na noite em que ia ser entregue...
Aqui temos algo essencial e libertador...
Jesus foi entregue...
Ele se entregou...
Jo 15,13:Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.
Ele se despojou, se entregou por amor, pois Ninguém poderia tirar a sua vida , mas somente ELE poderia dá-la...
3 Certeza :Tomou o pão e, dando graças, 24partiu-o...
Tomou de algo tão peculiar e cotidiano, como o Pão, para mostrar que assim como o Pão, ELE queria fazer parte de nossa vida e queria saciar a nossa fome, nos servindo de alimento.
E dando graças, abençoou, ungiu e consagrou.
E partindo , mostrou que Ele mesmo, não era uma experiência imanente , mas transcendente, indo além. Se partindo, se doando, se dando, ¨para que todos tivessem vida e vida em abundância¨...


Valéria Augusta Maranhão
Pregadora Missionária
Missão IDE -SJC

Nenhum comentário:

Postar um comentário